Fatores que valorizam o imóvel: o que considerar para investir bem
13 de agosto de 2020

Adquirir uma casa ou um apartamento é fazer um investimento que proporciona retornos financeiros. Esse é um tipo de patrimônio que pode render dinheiro e valorizar com o tempo, especialmente se ele tiver potencial para isso. Sua localização não é o único fator para sua valorização: você deve observar outros aspectos que são igualmente importantes. Confira

À medida que vamos colocando em prática nossos planos, realizando nossos sonhos e conquistando uma vida mais estável, conseguimos investir em bens que nos trazem retornos emocionais e financeiros cada vez maiores. Um imóvel é, talvez, o mais significativo deles. Ter uma casa ou apartamento é investir em um patrimônio que renderá frutos inestimáveis para você, sua família e até mesmo gerações futuras. Primeiro, porque é um bem tangível (material), cujo valor parte de uma quantia real, contabilizada. Segundo, porque esse valor pode ser cada vez maior, caso alguns fatores favoreçam a isso. 

Quais são esses fatores? O potencial de valorização de um imóvel está atrelado a vários aspectos, os quais partem de três qualidades principais: sua localização, sua estrutura e sua qualidade. Essas questões parecem óbvias. Mas, dentro delas, existem diversos pontos que devem ser reparados no momento de escolher um imóvel. Um investimento certeiro é aquele que vê além do presente – que reconhece na propriedade a capacidade de não apenas resistir ao tempo, mas de ser uma fonte de prosperidade.

Separamos, a seguir, os três fatores e seus aspectos que acrescentam ao valor de todo e qualquer imóvel. As dicas servem tanto se você pretende investir para viver com a sua família e ter boas chances de vendê-lo futuramente, quanto para obter renda ao colocá-lo para aluguel.  

1. Aspectos relacionados à localização

A precificação de um imóvel está diretamente atrelada a onde ele está localizado, pois dependendo de sua zona, haverá maior procura. Isso, aumenta seu valor de mercado. 

  • Região central, de grande circulação e atividades comerciais

Quanto mais próximo estiver do centro, de avenidas principais ou de pontos importantes da cidade, maior o preço. Estar perto do comércio, de linhas de transporte e  cartões-postais faz grandes diferenças no valor agregado do imóvel, pois pela alta procura, os valores consequentemente são elevados pelo mercado.

  • Potencial de crescimento da região

Essa é uma dica quente: escolher por um imóvel pensando em sua valorização com o tempo. Observe o quanto a região poderá se desenvolver nos próximos anos, conferindo se grandes projetos serão inaugurados no local (como shoppings), ou percebendo uma tendência de expansão da cidade para regiões mais afastadas do centro. Imóveis nessas localidades veem o seu valor aumentar ao passo que a região cresce em estrutura e circulação de pessoas.

  • Tradição, estrutura e condições do bairro

Esse aspecto é muito importante na precificação de imóveis. O bairro propriamente dito é um atrativo (ou não) pela sua história e função na cidade, bem como por questões primordiais como segurança nas ruas, iluminação e limpeza. Para bairros residenciais, esses aspectos são os mais considerados.

2. Aspectos relacionados à sua estrutura

Por mais que o tamanho de um imóvel seja um fator de peso no seu valor, o que mais pode contribuir para sua valorização é a otimização do seu espaço e sua comodidade.

  • Projeto da planta

Um projeto concebido de maneira otimizada e executado com competência é a base de tudo, pois além de trazer satisfação para o morador, possibilita que esse tenha mais êxito em deixar seu lar da sua cara. Isso dá mais valor para o imóvel que é adquirido na planta. Uma das grandes vantagens disso é de que o valor pago será menor do que quando estiver pronto, principalmente se houver valorização na região.

  • O que o imóvel oferece

Dentre tantos aspectos que uma propriedade proporciona, alguns deles afetam diretamente em seu valor: a quantidade de cômodos e de vagas de garagem, se há mobília e se há uma vista. Mas, todo adicional conta.

  • Infraestrutura do condomínio

Um apartamento localizado em um condomínio provido de área externa, piscina, salão de festas e academia, por exemplo, vale mais do que aquele que está em um prédio que tem apenas salão de festas, por motivos evidentes. Outras questões que agregam valor para o imóvel e que diminuem custos extras para o proprietário são serviços como segurança 24h, jardinagem, entre outros.  

3. Aspectos relacionados à qualidade

Nada do que mencionamos anteriormente adianta se o imóvel não dispõe de um fator fundamental: a qualidade. É ela que fará a propriedade se destacar no mercado, por suas características e sua longevidade.

  • Condições do imóvel e do condomínio

Não há nada como um imóvel bem conservado. Aqueles que estão em mau estado são facilmente descartados por quem procura investir, o que acaba por desvalorizar – e muito – seu preço. O mercado responde de maneira positiva aos que prezam pela qualidade e, mesmo que o tempo passe, é muito provável que esses encontrem valorização e procura durante muitos anos.

  • Construção feita com excelência

Um acabamento realizado com materiais de ponta, sofisticação e zelo por detalhes, é o ponto determinante da conservação de uma propriedade. A construção tem papel inicial na valorização de qualquer imóvel, pois quando é feita com excelência, os resultados futuros são garantidos.

  • Preocupação com meio ambiente e arredores

A sustentabilidade é uma pauta necessária para a preservação do planeta – e o mercado está se importando cada vez mais com isso. Imóveis que se adequam às condições naturais da região e que dispõem de mecanismos que auxiliam nesses cuidados são cada vez mais buscados.

Seja qual for seu objetivo ao investir em um imóvel, é fácil imaginar que esses fatores mencionados só trazem benefícios: tanto na satisfação de viver em um local de qualidade, quanto de realizar um investimento certeiro. Aproveitamos a deixa para convidar você a conferir os empreendimentos da CBA: construídos com toda a preocupação necessária para proporcionar o que você procura.