Devo investir em um imóvel durante a pandemia?
9 de setembro de 2020

Em um período de tantos questionamentos e tanta incerteza em relação ao futuro, queremos garantir a nossa segurança financeira. É evidente que investir, portanto, torna-se uma prática mais cautelosa. Porém, imóveis seguem uma lógica única de investimento – e continuam sendo uma opção promissora para o rendimento do seu dinheiro. Entenda porquê 

A recessão econômica causada pela pandemia do coronavírus no primeiro semestre do ano desestabilizou diversos setores do mercado, principalmente aqueles envolvidos com o comércio. A diminuição do consumo foi uma realidade inevitável: pela redução da circulação, mas também pelo aumento das nossas preocupações. Em tempos de crise, consumir é uma atividade naturalmente mais pensada. Afinal, estamos buscando pela maior certeza que podemos ter: a da segurança. Prezamos por contar com o essencial para nossas vidas.

Por consequência, o mercado de investimentos se retrai. Quanto menor o consumo, maior a desvalorização de empresas. Quem tinha o costume de investir em ações e outras aplicações pensa duas, ou mais vezes, antes de apostar em um período instável. Também é normal ter um pé atrás quanto a adquirir grandes bens, como um imóvel. Entretanto, existem diversos motivos para perder o medo relacionado a esse tipo de investimento. 

A seguir, listamos as principais razões que demonstram um fato: comprar um imóvel durante a pandemia não apenas é uma escolha segura. Investir nesse momento está sendo também vantajoso.

Por que investir em um imóvel durante a pandemia é seguro e vantajoso?

…é seguro porque um imóvel não desvaloriza com a crise

            Pelo contrário. A procura por imóveis tem aumentado nos últimos meses. Estima-se que o interesse por se mudar para locais afastados de centros urbanos, mais amplos e mais novos é uma tendência intensificada pela pandemia. Afinal, ao passarmos mais tempo dentro de casa, passamos a sentir ainda mais a importância do espaço e do conforto. E quanto maior a procura por imóveis, mais valorizados eles se tornam. 

…é seguro porque existem diversas opções para o seu perfil

            Um imóvel é um investimento único, cada qual com suas características. Ao buscar por um, você pode considerar diversos fatores: o quanto de dinheiro você pretende aplicar, o que você prioriza na escolha (localização, infraestrutura, etc.), entre outros diversos aspectos. Ou seja, o imóvel é um investimento que pode se adequar ao seu perfil financeiro, bem como às suas pretensões e expectativas. Você pode adquiri-lo para morar, ou para colocá-lo em aluguel, por exemplo.  

…é seguro porque o imóvel é um bem tangível

            Um bem tangível é todo aquele que pode ser tocado, que é material e que possui valor concreto. É por esse motivo que um imóvel é um tipo de patrimônio que proporciona retorno financeiro garantido com o passar do tempo, apesar de eventual instabilidade econômica. Lembrando que, caso você não possa desembolsar o valor integral do investimento, você pode contar com a opção do financiamento – que estará lhe proporcionando um bem rentável e seguro. 

…é vantajoso porque a taxa Selic é a menor da história

            Financiar, aliás, nunca foi tão promissor. Os juros de financiamento são os mais baixos já vistos: a taxa Selic, responsável por determiná-los, foi reduzida a nível histórico. Essa medida foi tomada pelo Comitê de Política Monetária (Copom) como uma estratégia para reaquecer a economia durante esse ano. Então, é verdade: o momento atual não apenas é interessante para adquirir um imóvel, como é propício para isso.

…é vantajoso porque o aluguel rende mais do que renda fixa

            A queda da Selic faz o preço do financiamento diminuir, mas também diminui o rendimento de aplicações financeiras de renda fixa, determinadas pela taxa. Ou seja: deixar o dinheiro parado não é a melhor ideia se você quer fazê-lo render. Ao aplicá-lo na compra de um imóvel, você terá a opção de colocá-lo para alugar – o que pode trazer rendimentos duas vezes maiores do que um CDB, por exemplo. De acordo com a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), o aluguel está rendendo cerca de 5% ao ano.

…é vantajoso porque o imóvel valoriza com o tempo

            O levantamento da Abrainc também mostra um dado extremamente significativo: de 2009 a 2019, a média de valorização dos preços de venda de imóveis foi de 9,4% ao ano. Somada a média dos aluguéis, estima-se um aumento de valor de 15,3% ao ano. São impressionantes 44% a mais do que o rendimento da Poupança. Isso demonstra diferenciais fundamentais que apenas um imóvel pode proporcionar, que inclui valorização superior à inflação mesmo no primeiro semestre de 2020. Resultado: mesmo com a crise do COVID-19, o proprietário de um imóvel ganhou dinheiro.

O que devo considerar se quero investir em um imóvel?

Depois de analisar as possibilidades e os dados, a pergunta do título do texto ganha uma resposta afirmativa. Não há porque ter receio de investir em um imóvel na pandemia, pois essa é uma opção certeira, independentemente das circunstâncias. O que você deve fazer, no entanto, é escolher com sabedoria e cautela. Aposte em imóveis bem planejados, que proporcionem conforto e possibilidade para a rotina e que, acima de tudo, foram feitos com qualidade. 

Leia: Fatores que valorizam o imóvel: o que considerar para investir bem

A CBA Empreendimentos toma isso como princípio. Nossos projetos são desenvolvidos tendo em vista a sofisticação e longevidade. Queremos que você invista com perspectiva de presente e futuro – para que você possa aproveitá-los ao máximo. Confira-os aqui.