Investimento em imóvel ou investimento em poupança: por que optar pela primeira opção?
31 de julho de 2020

Se você tem um dinheiro guardado na sua conta, não perca tempo: faça-o render! Existem inúmeras maneiras para investir e ter retorno financeiro no futuro. Neste texto, comparamos duas delas: comprar um imóvel e colocar valores na poupança. Entenda mais sobre suas diferenças principais e perceba porque o investimento em imóvel oferece mais vantagens do que optar pela aplicação.

            Ações, bolsa de valores, renda fixa… essas, entre outras questões, fazem parte do mundo dos investimentos. Esse assunto pode parecer confuso, ainda mais em períodos econômicos instáveis. Taxas que sobem e descem de acordo com a movimentação do mercado ditam o andar da carruagem. Em momentos, animam investidores. Em outros, deixam-os com receio de perder números. Investir, afinal, é isso: aplicar um valor em determinado fundo ou bem, apostando em sua valorização com o tempo. Em palavras mais simples, é uma forma de fazer dinheiro a partir do dinheiro.

            Todo mundo pode adotar essa prática e sair ganhando. No entanto, é sempre recomendado analisar quais tipos de investimentos podem ser mais rentáveis e adequados de acordo com o perfil financeiro do investidor. Entre as opções mais certeiras, estão as mais tradicionais: investir em imóveis e guardar dinheiro na poupança. 

Mesmo que para optar pelo ramo imobiliário seja necessário adquirir um patrimônio, comprar uma casa ou apartamento é, no fim das contas, possuir um bem tangível e garantido. A poupança, por sua vez, é talvez a aplicação mais simples, viável a pequenos investidores. Mas, quando se pretende investir um valor significativo, a diferença entre os dois caminhos é gritante.    

Diferenças entre investir em um imóvel e em uma poupança

            Por ser um bem tangível e material, o valor de um imóvel está diretamente associado a alguns fatores como qualidade e localização. Ou seja: o preço de um imóvel está atrelado às suas condições e à procura no local. Escolher pelo ramo imobiliário é se deparar com um mundo de possibilidades. É essencial que você pense bem nos seus objetivos futuros e avalie qual opção tem mais potencial de acordo com o que você quer: alugar? Visitar em determinados períodos do ano? Morar?

            Enquanto isso, a poupança é uma aplicação para deixar seu dinheiro guardado no banco de sua escolha. O rendimento é o retorno oferecido pela instituição financeira com o passar do tempo. A porcentagem que é retornada a partir do valor depositado é baseada na taxa Selic

Durante esse ano, a taxa Selic tem caído constantemente. O que isso quer dizer? As notícias não são boas para quem tem fundos de poupança, pois uma taxa Selic menor significa menos rendimento. Por outro lado, a mesma redução é vantajosa em outros casos, como na realização de um empréstimo para a compra de um imóvel. Isso porque a taxa de juros de um financiamento também é baseada na Selic. Em outras palavras, as quedas estão diminuindo os custos totais da compra de um imóvel financiado.

            Essas são algumas das nítidas diferenças entre adquirir um apartamento que proporcionará um retorno concreto, seja pessoal ou financeiro e deixar o dinheiro na poupança, cujo rendimento é bastante baixo em comparação a outras aplicações. A seguir, listamos algumas vantagens de optar por imóveis ao invés de fundos de investimento.

Vantagens de investir em imóveis

Um imóvel é um investimento seguro

            Por ser  um ativo tangível, que independe de relações com bancos, bolsa de valores e governo, o imóvel se mostra como um investimento que não é afetado em tempos de crise. O ano de 2020 está aí para provar o quanto isso é importante. Um apartamento é um patrimônio garantido que, se bem cuidado, dificilmente perderá valor – bem pelo contrário.

Um imóvel é um investimento que valoriza

            O valor de mercado do imóvel adquirido pode aumentar consideravelmente caso a região na qual ele está localizado cresça. Além disso, esse é um tipo de investimento que sobrevive bem à inflação, inevitável com o passar do tempo.

Um imóvel é um investimento longevo

            Saiba que comprar um apartamento é colocar seu dinheiro em um bem que trará bons retornos no futuro. Mais do que agregar valor, uma característica única de um imóvel é sua longevidade: pode durar para toda a vida, passar por gerações e ser o lar de sua família por muitos e muitos anos.

Um imóvel é um investimento que rende

            Caso morar no imóvel não seja seu intuito, algo extremamente vantajoso a se fazer é alugá-lo. O mercado imobiliário é uma grande fonte de renda para quem investe e aproveita da possibilidade do aluguel para arrecadar fundos, os quais podem ser reaplicados em novos investimentos ou utilizados como você bem entender. Esse, aliás, é um caminho certeiro quando a situação econômica não favorece a venda, caso ela venha a ser seu objetivo algum dia. Pagar aluguel é uma prática cada vez mais comum, principalmente em grandes cidades.

            Considerando todas essas vantagens, o cenário econômico favorável e o início do segundo semestre do ano, que tal conhecer nossos empreendimentos? Visite a seção ‘Empreendimentos’ do nosso site e fique de olho nos nossos projetos e imóveis à venda!