Vale a pena investir em um imóvel no litoral?
3 de agosto de 2020

Não há lugar como a praia para viajar, descansar, aproveitar… e por que não morar? Mais do que um local para visitar de vez em quando, um imóvel no litoral pode fazer parte da sua vida cotidiana, trazendo retornos emocionais e financeiros. Seja qual for seu objetivo, são muitos os benefícios desse investimento. Entenda 

Em tempos difíceis, todos nós buscamos por tranquilidade. Às vezes, pode ser difícil ter paz em meio à uma rotina agitada, cheia de afazeres e preocupações. Como desligar? Bons momentos são os maiores facilitadores, por mais limitados que eles sejam no momento atual. Viagens e programações ajudam – e muito. Mas, nada como dispor de um refúgio feito para relaxar. Aquele lugar nosso, onde a paz tem livre espaço para surgir e recarregar nossas energias, na hora que precisarmos. 

Essa necessidade sempre existiu, mas talvez agora, mais do que nunca. O movimento de sair de grandes metrópoles para o litoral nos finais de semana também se intensifica à medida que se torna mais atrativo – pelo desenvolvimento das praias, pela melhora das estradas, pela estrutura confortável e completa do “segundo” lar. Sem falar na possibilidade de trabalhar remotamente, que faz da praia não mais apenas um destino de feriado, mas também um local para estar de segunda a sexta. 

Se antigamente investir em um imóvel no litoral era um “sonho de verão”, hoje esse investimento traz resultados cada vez mais presentes na realidade cotidiana. Um apartamento na praia é fonte de retorno emocional e financeiro durante todo o ano, não só durante as férias. Os itens a seguir são motivos pelos quais não existe razão para ter dúvidas de que essa realidade vale a pena

Viajar quando quiser, gastando muito menos

Começando por dois benefícios inegáveis ao ter à disposição um espaço para ir à praia e ficar quanto tempo quiser: a liberdade que isso proporciona e a economia de gastos. Ver o mar quando der vontade, sem se preocupar em pagar um hotel ou um aluguel, é como trazer ele mais perto. Você acaba gastando menos, também, com alimentação e dependendo de onde você mora, gastará muito menos com transporte. Isso tudo faz das idas ao litoral algo muito mais espontâneo e menos planejado.   

Ter feriados e férias incríveis com a família e amigos

Feriadões e períodos de férias são, para todos nós, as oportunidades ideais para passar alguns dias com aqueles que amamos. Isso pode ser difícil de conseguir na cidade, principalmente se não dispomos de um ambiente adequado para receber quem pretendemos. Um imóvel praiano resolve essa questão, e muito bem. Momentos inesquecíveis são vividos em conjunto quando todos estão aproveitando a sensação única de curtir uma praia. 

Morar, por que não?

A ideia de que morar na praia é algo viável apenas se você já está aposentado(a) já não faz mais sentido por vários motivos. Primeiro, porque em muitos casos está sendo possível trabalhar de maneira remota, algo que a pandemia consolidou como uma prática inescapável do “novo normal”. Se você pode trabalhar pela Internet, você pode fazê-lo da tranquilidade do litoral. Segundo, porque as praias, como cidades, estão cada vez mais desenvolvidas economicamente e estruturalmente. Terceiro, se você optar por um imóvel de qualidade, que atenda às suas necessidades. Entre essas e outras razões, você não depende mais da cidade grande.

Retorno emocional e qualidade de vida

Uma pesquisa inglesa da Universidade de Exeter, publicada na revista, traz uma conclusão científica: viver perto do mar melhora a sua saúde mental. De acordo com estudo, aqueles que vivem a menos de um quilômetro do mar têm 22% menos chance de desenvolver ansiedade e depressão, mais frequentes naqueles que moram mais longe da praia. Ou seja, o papo de ter um refúgio para recuperar as energias não é balela. Um apartamento no litoral tem impacto positivo na sua qualidade de vida, pois além de entregar bons momentos, proporciona reais retornos emocionais. Cada vez mais, entendemos o quanto isso é importante.

Retorno financeiro e investimento no futuro

Os retornos emocionais são inestimáveis, mas não só eles. Investir em um imóvel no litoral não é apenas deixar de pagar hotéis, aluguéis e alimentação na rua. É aplicar dinheiro em um bem que trará novos rendimentos para suas finanças: tanto através da valorização do preço do imóvel, quanto pela possibilidade de colocá-lo para alugar, caso isso seja do seu interesse. 

O ganho de valor de apartamentos de praia é uma realidade. Para você ter uma ideia, seis cidades de Santa Catarina, estado conhecido por sua bela região litorânea, tiveram valorização acima da média nacional, de acordo com o relatório anual da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, divulgado no início do ano. Isso, contrariando a tendência brasileira. Portanto, tenha esse fator em mente quando pensar na questão financeira. Ao realizar esse investimento, você estará em um caminho de resultados futuros, vantajosos para você, sua família e para as próximas gerações que vierem.

Impossível desconsiderar tudo isso, não é mesmo? Lembre-se de uma questão principal: se for investir em um imóvel no litoral, invista priorizando a qualidade. Aproveite para conhecer os empreendimentos da CBA, localizados em Santa Catarina – entre eles, o residencial Meraki, localizado na praia de Jurerê.