Cinco dicas para curtir Santa Catarina além da beira da praia
22 de outubro de 2020

O verão se aproxima e o cenário continua incerto a respeito da situação da pandemia no Brasil e no mundo. Você pode ter ressalvas quanto a ir ao litoral – e com todo motivo. Mas, a região catarinense é bela não apenas na costa; e as praias têm mais atrações do que a sua beira. Saiba como você pode aproveitar os próximos meses com segurança e possibilidade.

A recente polêmica das aglomerações na beira de algumas praias brasileiras não passou batido pelos veículos midiáticos. O momento, infelizmente, continua inadequado para junções. As circunstâncias causadas pela COVID-19 estão mais flexíveis, por exemplo, com a reabertura de negócios como restaurantes e bares a clientes. Mas, é preciso ainda manter alguns cuidados essenciais e respeitar o pacto social de distanciamento, pelo bem da saúde pública. É importante também, continuarmos com algumas preocupações, para a nossa própria segurança. 

No entanto, o calor está aumentando, já estamos no final do ano… a vontade de curtir é inevitável. Sentimos um misto de emoções: queremos sair, mas reconhecemos as limitações atuais. Talvez você repense, inclusive, sua ida à praia. Porém, nem tudo está perdido. Felizmente, em Santa Catarina, há muito mais do que a combinação de sol e mar. Caso você esteja evitando a proximidade com estranhos – ou se, eventualmente, ficar na areia for proibido por decreto, ainda há muito a fazer.

Preparamos esse post com cinco dicas, cinco motivos que fazem valer a pena estar no litoral catarinense, mesmo com a instabilidade e o medo ocasionados pela pandemia. São razões que possibilitam aproveitar a região dentro dos limites recorrentes, prezando pela sua saúde e pela de outras pessoas. Afinal, podemos nos adaptar à nova realidade de uma maneira segura. Confira!

1) Desfrute da qualidade de vida de Santa Catarina

O constante desenvolvimento do estado nos últimos anos o colocou em um patamar incontestável: na segunda colocação no ranking do Índice dos Desafios da Gestão Estadual (IDGE), atrás apenas de São Paulo. O levantamento analisa aspectos econômicos e sociais, como infraestrutura, segurança, bem-estar da população, entre outros.

Além de ter seu incomparável clima praiano, o litoral de Santa Catarina é, de fato, uma região que proporciona qualidade de vida. Não há nada como isso para se sentir bem em um lugar. Considerando que o futuro do estado é promissor, a tendência é melhorar – e certamente você vai querer voltar mais e mais vezes.

2) Conheça a beleza natural além das praias

Se você está com receio de pegar uma praia, temos uma dica: há lugares incríveis para conhecer dentro do território catarinense – e eles não ficam muito distantes do esplêndido litoral. Estando na costa, você chega de carro na Serra em cerca de duas horas. Essa, confere o que há de mais belo nas paisagens do sul do Brasil: florestas, vales, cachoeiras, rios, cânions. 

Entre os destaques, estão a Serra do Rio do Rastro e o Parque Nacional Aparados da Serra. As estradas sinuosas levam a algumas das altitudes mais altas do país. Municípios como São Joaquim registram as temperaturas mais frias do ano, caso você queira dar uma escapada do calor – ou, caso queira pegar uma neve no inverno. 

Dica: você pode contemplar a vista da Serra fazendo atividades radicais, como canyoning, rapel e trekking.

Algumas paisagens imperdíveis:

  • Caminho dos Canyons, na divisa entre RS e SC;
  • Serra do Rio do Rastro;
  • Vale das Águas, nos arredores de Chapecó e Quilombo.

3) Experimente a gastronomia da região

Com a flexibilização do funcionamento de restaurantes e bares, os quais aos poucos estão abrindo – dentro de todos os cuidados, como sanitização, limpeza, distanciamento de mesas e redução da capacidade dos clientes – você pode voltar a apostar nas descobertas gastronômicas. 

A diversidade cultural, em Santa Catarina, é grande. Dos típicos restaurantes de frutos do mar da praia, à variedade da culinária nacional e internacional nas cidades, você sem dúvida estará bem servido(a). Busque por opções e não esqueça: faça sua reserva com antecedência. Muitos locais unem a boa gastronomia com a beleza natural da região, proporcionando um momento único de degustação e contemplação.

4) Visite as diversas atrações do estado

A localização do litoral também é privilegiada pois algumas atrações clássicas do estado de Santa Catarina ficam em rota. Para chegar no Beto Carrero World, maior parque de diversões da América Latina, siga ao norte até o município de Penha, pela BR 101. Pela mesma rodovia, ao sul, você chega em Laguna, cidade cheia de história. 

Agora, se quiser se aventurar mais para o centro, você pode conhecer o berço da colonização alemã no estado. Blumenau é o local da famosa Oktoberfest, cuja edição é a maior do Brasil. A festa foi cancelada em 2020 devido à pandemia, mas assim que isso tudo passar, recomendamos a visita (se você gosta de um agito, claro).

5) Descanse com conforto como em nenhum outro lugar

Se o seu intuito é relaxar, ainda mais depois de um ano estressante, Santa Catarina é o lugar ideal. Pela sua qualidade de vida, pelos seus ares, suas paisagens, sua segurança. Mas, isso é aproveitado ao máximo quando você tem à sua disposição um espaço para chamar de seu e da sua família. 

Nada se compara à garantia de que você terá estrutura e conforto na sua estada. Por todas essas questões, compensa muito investir em um imóvel no litoral catarinense – em um imóvel que não só entregue o que você precisa, mas que lhe dê prazer. A CBA surge na região sabendo que é isso que você merece. Nossos empreendimentos tornam a experiência de estar na praia mais confortável, sofisticada, completa e inesquecível. Já conferiu nosso Residencial Meraki?

Os “cinco motivos pelos quais você pode curtir Santa Catarina além da beira da praia” que apresentamos são apenas um curto indicativo. Mais do que afirmar que é possível curtir com variedade e precaução em tempos pandêmicos, queremos mostrar que ao investir em um imóvel na região, você pode viver bem muito mais do que no verão. Você pode viver constantemente.