Como saber que uma região é valorizada? O que observar para escolher onde morar
13 de outubro de 2020

Que a localização é um fator decisivo no momento de escolher um imóvel para viver, não há dúvidas. Ela, afinal, impacta diretamente nossa qualidade de vida. Mas, no que mais um bairro pode agregar? Regiões que contribuem positivamente de outras maneiras também são muito buscadas no mercado e, por isso, valorizadas. Confira alguns aspectos que contam muito na sua valorização

            Se você tem uma rotina corrida, você deve sentir na pele (e na mente) a importância do tempo para o seu bem-estar. Cada minuto, afinal, faz uma diferença e tanto na realização de tarefas e, também, no descanso. Dispor de tempo é qualidade de vida: é ter leveza, praticidade e facilidade no cotidiano. Portanto, quando escolhemos um local para viver, inevitavelmente pensamos nele. Quanto dele usarei para minha locomoção ao meu trabalho? Quanto sobrará para curtir a companhia da minha família?

            Por isso, claro, a localização é determinante na lei da oferta e da procura de imóveis. Bairros que oferecem variados tipos de serviços são muito buscados e, consequentemente, valorizados. Todos nós queremos a praticidade de estar perto do máximo possível de coisas, para gastar menos tempo e dinheiro nos locomovendo. No entanto, uma região pode contribuir para a sua qualidade de vida com muito mais do que proximidade. 

O que mais contribui para a valorização de um bairro? 

            Além da variedade de serviços essenciais (como supermercados, hospitais, escolas e centros comerciais) e de possibilidades (como parques e opções de lazer), outros fatores também somam para o valor de uma região. Alguns deles, inclusive, podem ser mais interessantes para você e sua família, dependendo das suas necessidades. Mas, quais?

Infraestrutura

            Esse aspecto está relacionado ao investimento da prefeitura do município no desenvolvimento e na manutenção do bairro. Ruas bem cuidadas, iluminação constante, saneamento adequado e linhas de transporte são algumas questões que proporcionam conforto aos moradores – além de serem fundamentais para a aparência da região. Bairros centrais, por serem mais antigos, podem pecar um pouco nesse quesito.

Segurança

            A infraestrutura tem efeito direto em um fator primordial para nosso conforto e bem-estar no bairro no qual vivemos: a segurança. E por segurança, estamos nos referindo a vários sentidos do que é se sentir seguro. Tanto em relação à violência, quanto à mobilidade nas vias, quanto até mesmo ao perfil ambiental da região. Regiões de enchentes, por exemplo, costumam ser desvalorizadas. Aquelas com índices elevados de acidentes e de criminalidade, também.

Tranquilidade

            Consequência da segurança, mas também de aspectos como movimentação e barulho, a tranquilidade valoriza regiões, principalmente quando são residenciais e ainda assim estão próximas ao centro. Um bairro tranquilo para descansar e passear é valorizado no mercado, pois é muito buscado por famílias.

Incidência de luz solar

            Mesmo estando mais associada à posição e localidade do imóvel em si, a incidência de luz solar depende muito, também, da região da cidade. Nisso, bairros residenciais possuem clara vantagem, pois competem com menos prédios e locais de circulação pública, o que amplia as possibilidades de orientação solar e a intensidade da luz no imóvel. Isso, além de ser ótimo para a iluminação nos cômodos, contribui para a diminuição da umidade – o que faz toda a diferença na saúde dos moradores, na facilidade das tarefas cotidianas e na preservação dos móveis.

Potencial de crescimento

            Você também não pode esquecer de um fator que traz retorno significativo sobre o investimento no futuro. O potencial de crescimento de uma região está atrelado a variados motivos: projetos da prefeitura para incentivar a circulação no bairro; a inauguração de negócios e o investimento de empresas na região; a própria tendênciaressaltada pela pandemia de sair dos grandes centros em prol de tranquilidade, segurança e qualidade de morar bem. Tudo isso agrega valor para os imóveis do bairro com o passar do tempo – e apostar nisso é uma bela jogada.

Quais aspectos devo priorizar ao me mudar?

            O que fazer com essas informações? Perceber os aspectos que valorizam um bairro é compreender o motivo pela procura dos imóveis e, por consequência, a sua precificação. Você irá se deparar com regiões significativamente mais caras do que outras para morar, justamente por elas oferecerem determinadas vantagens. Caberá a você perceber quais dessas vantagens são mais importantes para a sua rotina e necessidades.

Por exemplo, se você possui filhos pequenos, certamente os fatores ‘segurança’ e ‘tranquilidade’ são mais importantes do que a variedade de opções de lazer. Se você é jovem, por outro lado, talvez esteja procurando por um bairro mais badalado. Ou, você justamente quer viver em uma região na qual consiga descansar depois da rotina de trabalho. Independentemente, é muito importante que você saiba perceber suas prioridades e, mais ainda, investir bem, em um imóvel que lhe traga retorno emocional e financeiro. No fim das contas, ter qualidade de vida é se sentir satisfeito, tendo a certeza de que você fez a escolha certa para viver.

Por que, então, optar por uma região valorizada?

            É exatamente pela satisfação que vale a pena investir em um imóvel cuja região é valorizada, ou que possui potencial de valorização. Seja estando próximo ao que você precisa, sentindo-se seguro com a família, ou morando em um bairro que promete novidades, os ganhos para o seu cotidiano compensarão o seu investimento. Mais do que otimizar o tempo e mais do que ter praticidade, você estará ampliando suas possibilidades para o presente e para o futuro, pois assim como a região, seu patrimônio valorizará. 

            Leia –  Fatores que valorizam o imóvel: o que considerar para investir bem.

            Está pensando em se mudar, em adquirir um imóvel no litoral, ou em investir? A hora é favorável para isso. Aproveite e conheça os empreendimentos da CBA, feitos com toda a qualidade e inovação que fazem do investimento a escolha certeira.